3 razões para comprar franquia em Portugal

Conheça algumas razões para abrir uma franquia em Portugal e prepare-se para viver e trabalhar num dos países mais seguros do mundo.

Separei três razões para você se decidir agora a começar o seu planejamento para comprar uma franquia e trabalhar num dos países mais seguros do mundo: Portugal.

1. O território pode aproximar

Portugal tem dimensões reduzidas, similares à de Santa Catarina. De norte a sul, percorre-se aproximadamente 700km, menor que a distância de ir e voltar do Rio de Janeiro, partindo de São Paulo.

Se por um lado pode limitar o mercado consumidor, por outro pode aproximar franqueados e franqueadores, proporcionando mais chances de construir um negócio coeso.

É mais fácil realizar uma convenção de rede em Portugal do que no Brasil, onde a logística para reunir franqueados de regiões distintas pode ser bem complexa.

Além disso, com boas estradas e malha ferroviária, fica facilitado o envio de mercadorias, algo que no Brasil pode ser mais do que desafiador em determinados lugares.

Empreenda também em Portugal!

2. População tem renda média alta

Com população próxima à do Rio Grande do Sul, Portugal ainda assim é um mercado interessante devido a renda média de seus habitantes.

Segundo dados do Banco Mundial, a renda per capita gira em torno de 21 mil dólares, enquanto no Brasil, é menos da metade: quase 10 mil dólares.

Indicador que dá pistas da razão de se ver cidades, com menos de 200 mil habitantes, mais afastadas do litoral (portanto, interioranas na perspectiva brasileira), bem servidas de comércios e serviços.

Por exemplo, há uma Starbucks em Braga, cidade com quase 140 mil habitantes. No Brasil, ela concentra suas operações em regiões mais prósperas e habitadas como São Paulo e Rio de Janeiro.

3. Governo aposta na imigração

Portugal é um país envelhecido, com baixa taxa de natalidade,
o que poderia deixar um empreendedor um pouco desconfiado.

Entretanto, o governo tem investido em políticas de estímulo a natalidade e incentivado a vinda de imigrantes, concedendo vistos e algumas facilidades fiscais. São razões pela qual a população de brasileiros de renda mais alta está crescendo e tende a aumentar.

Pela quantidade de pessoas mais velhas, aparecem demandas por serviços que no Brasil ainda não encontram tanto eco, tais como os das franquias dedicadas ao cuidado de idosos.

Com o aumento de imigrantes, também se abrem perspectivas no chamado mercado da saudade. Por exemplo, há franquias que chegaram em Portugal, nos últimos 2 anos, trazidas por brasileiros que se tornaram masterfranqueados no país.

A aposta na estratégia da imigração está sobrecarregando os serviços públicos como saúde e educação, fato que abre possibilidade de investimento em franquias nesses setores.

Também ingleses, franceses, espanhóis, etc. estão vindo para Portugal, ajudando a inflacionar o mercado imobiliário. Entretanto, é uma oportunidade para as franquias de construção civil e reformas, ou de imobiliárias.

Desafios que podem ser oportunidades em franquias

O país pode ser menor em dados aspectos, mas não subestime seu potencial. Está inserido na União Europeia, passando por uma retomada econômica que tem atraído muitos imigrantes empreendedores e os próprios portugueses que enxergaram perspectivas para voltar e investir em sua terra natal. Sem dúvida, um país cheio de oportunidades.

Comece a planejar agora sua vinda para Portugal!

Siga e compartilhe!